sábado, 27 de agosto de 2011

CAPÍTULO III - TEMAS CENTRAIS DO APOCALIPSE

§3.1) Tirando o véu dos olhos, da Escritura e da história
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Desmascarando a falsa propaganda do império (Ap.12,16; 13,1-18; 17,1-18), o Apocalipse tira o véu dos olhos e aponta os sinais da vitória de Cristo já garantida no mundo de cima;
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Usando o AT para descrever a situação (Ap.4,2.8; 5,10), tira o véu da Escritura e mostra que o mesmo Deus libertador continua presente e atuante;
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Falando das “coisas que devem acontecer muito em breve” (Ap.1,1), tira o véu da história e situa a perseguição no conjunto do plano da salvação.




§3.2) Deus Pai, Senhor da história
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Perseguidos pelo império, os cristãos estavam morrendo. A mensagem central do Apocalipse é a Fé na Ressurreição (Ap.1.17-18);
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O fundamento dessa fé é a certeza de que Deus é o criador do céu e da terra, Senhor da vida e da morte (Ap.11.17-18);
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Na visão do trono, Deus toma assento como Juiz Supremo, Criador do Universo e Senhor da História (Ap.4.2-8). É graças ao seu poder que Jesus venceu (Ap.5.6-10) e que os fiéis receberão o prêmio da vitória (Ap.2.7.11.17.26; 3.5.12.21).




§3.3) Jesus, o Filho, vencedor da morte, defensor do povo
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Através de sua morte, Jesus resgata os fiéis perseguidos (Ap.5,9) e é seu defensor, porque venceu Satanás, o acusador (Ap.12,10). Na visão inaugural encontramos um resumo desta mensagem (Ap.1,9-20). Está também repetidamente nos títulos dados a Jesus e nas frequentes aclamações (Ap.2,1.8.12.18; 3,1.7.14; 5,5.9-10; 7,10.17; 11,15; 12,5.10). São como fios condutores que conduzem a mensagem ao longo das páginas do Apocalipse até a visão final da Jerusalém celeste (Ap.21-22). Comunicam às comunidades perseguidas a certeza de que Jesus ressucitado continua vivo no meio delas.




§3.4) O Espírito e a esposa dizem: vem!
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Este apelo: “vem” sintetiza toda a mensagem do Apocalipse. O verbo “vir” é usado com muita frequência: cerca de 50 vezes;
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O Espírito se comunica com as comunidades e faz saber qual a vontade de Deus: “Quem tem ouvido ouça o que o Espírito diz às igrejas” (Ap.2,10;6,7.11.17.29; 3,6.13.22). Ele fala pelos profetas (Ap.19,10;22,6). Arrebata o visionário para comunicar as visões (Ap.1,10; 4,2; 17,3; 21,10). Suscita na pessoa o desejo de Deus e da união com Ele (Ap.22,17).




§3.5) Perseguição e martírio ( μάρτυς )
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Perseguição, sofrimento e insegurança, eram o pão de cada dia do povo das comunidades (Ap.2,10; 6,9-11; 7,13-14; 12,13.17; 13,7; 16,6; 18,24; 20,4);
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Como era possível testemunhar a Boa Nova nessas condições? Justamente através do Apocalipse, que era o consolo e esperança expressa por meio de imagens e símbolos (Ap.1,9-18). O que parecia derrota, fraqueza e morte, na verdade era a expressão da vitória de Jesus, como pedra na construção do Reino (Ap.5,6-10). Assim, a perseguição perde a sua invencibilidade, assumindo a dimensão de testemunho.




§3.6) O específico: a fé na ressurreição
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Uma das marcas do Apocalipse é a centralidade da fé na ressurreição (Ap.1,17-18). A ressurreição de Jesus, comunicada àqueles que o seguem, é a prova contundente de que a vitória final será de Deus.




Um comentário:

  1. É um blog encantador encontrei o seu blog enquanto navegava pela net, não li muito, mas gostei do que vi e li,espero voltar mais algumas vezes,deu para ver a sua dedicação e claro sempre aprendemos ao ler blogs como o seu.
    Se me der a honra de visitar e ler algumas coisas no Peregrino e servo ficarei radiante, e se desejar deixe um comentário.
    Abraço fraterno.António.
    Peregrino E Servo.

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