sexta-feira, 25 de março de 2011

A GRANDE FOME EM JERUSALÉM – 48 d.C.















A GRANDE FOME EM JERUSALÉM
48 d.C. (At. 11.27-30, 12.25)

“Naqueles dias, desceram profetas de Jerusalém para Antioquia. E, levantando-se um deles, por nome Ágabo, dava a entender, pelo Espírito, que haveria uma grande fome em todo o mundo, e isso aconteceu no tempo de Cláudio César. E os discípulos determinaram mandar, cada um conforme o que pudesse, socorro aos irmãos que habitavam na Judéia. O que eles com efeito fizeram, enviando-o aos anciãos [Presbíteros] por mão de Barnabé e Saulo... E Barnabé e Saulo, havendo terminado aquele serviço, voltaram de Jerusalém, levando também consigo a João, que tinha por sobrenome Marcos.” (At. 11.27-30, 12.25)


A GRANDE FOME EM JERUSALÉM – 48 d.C. (At. 11.27-30, 12.25)

“Como Escasseasse o trigo, após vários anos de esterelidade, ele [Cláudio] foi um dia arrostado pela multidão no meio do Fórum e viu-se tão coberto de injúrias quanto de migalhas de pão, que não pôde, senão a muito custo, ganhar o seu palácio, por uma porta de trás.” SUETÔNIO, Tranquilo Caio. Op. cit., p. 242.


A GRANDE FOME EM JERUSALÉM – 48 d.C. (At. 11.27-30, 12.25)

Dois fatos cruciais para os judeus:

1º) A fome causada por um forte período de seca e aquecimento global;

2º) Período de ano sabático, “período de descanço e inatividade” (Lv. 25) 
onde os judeus devido a observância das leis não trabalhava;

CONSEQUÊNCIAS:

Gerou muitas dificuldades tanto de alimentação quanto financeira;

Jerusalém e parte do império romano foram muito afetados;
Antioquia não foi muito afetada e acabou promovendo uma coleta para ajudar os irmãos de Jerusalém e da Judéia;

6 comentários:

  1. A explicação realmente é boa,mas eu gostaria de mais detalhes e das fontes. Fico pensando sobre a atual situação do mundo, se vamos passar por isso novamente ainda nessa geração e o que o Senhor nos aconselharia se fosse o caso. Penso na sabedoria que José do Egito usou. Fico pensando sobre o que esse texto fala que foi um período de aquecimento global, como nos nossos dias e no relato de Josefo, de que a fome foi tanta que algumas pessoas morreram essa época.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. creio ter mais crises por vir ai, vemos a crise da bolha imobiliaria americana em 2008, que em dois dias fez bancos e investimentos ruirem de uma vez, causadas por mentiras e ganancias, e certo que outras viram...sinais se cumprindo..nem capitalismo e nem socialismo sao modos econômicos perfeitos e livres da profecias do Nosso Senhor

      Excluir
  2. A fome era tanto em Jerusalém que as mães desmaiavam de fome os filhos de peito continuavam sugando o seu seio

    ResponderExcluir

  3. Bom dia irmãos e irmãs.

    Dizer que os sinais estão se cumprindo e outros virão, não seria uma boa logica para anunciar aos irmãos na Fé em Nosso Senhor Jesus Cristo. Devemos estar a cada dia preparado e alertas aos acontecimentos sempre questionando o porque o nosso planeta esta com este comportamento. Preparar é estar em oração: Orai e Vigiai. Amém

    Sergio Pires 16 de agosto de 2017.

    ResponderExcluir
  4. Eu ouvi falar que nessa época as mães matavam seus filhos para comer de tão grande era a fomentada

    ResponderExcluir