LUCAS - O EVANGELHO DO SALVADOR UNIVERSAL (Lc. 1.47)
§A OBRA LUCANA: Dois volumes inseparáveis:
§A obra Lucana é constituída de dois volumes intrinsecamente unidos:
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1º) O Evangelho de Lucas (3º Evangelho canônico - 1º volume);
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2º) Atos dos Apóstolos (2º volume).
Antes de serem colocados no cânon bíblico, as duas obras se constituiam apenas em uma única obra. O acréscimo do quarto Evangelho (João), acabou separando em duas partes a obra lucana. Mesmo assim, Lucas e Atos revelam-se intimamente interligados, completam-se mutuamente, de tal maneira que é necessário que se compreenda uma para entender a outra.
Lucas - Dados Pessoais do autor:
Nome: Lucas = Lúcio (do latim “iluminado”) nome originário da Lucânia, região da Itália;
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Origem: O local mais provável do seu nascimento é a cidade de Antioquia, conforme algumas referências (At. 6.5; 11.9; 13.1; 14.19; 15.22,23,30,35; 18.22);
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Companheiro de Paulo em suas viagens missionárias (At. 16.10-17);
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Seu público-alvo era os gentios convertidos e o mundo pagão greco-romano;
Fontes de Lucas: Marcos, fonte “Q”, fonte “L”, Paulo e fontes orais;
Período aproximado da redação do Evangelho: entre 67-70 d.C.
Louvores: Cântico de Maria (Magnificat – Lc. 1.46);
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Lucas - Objetivos de sua obra:
§Apresentar Jesus como Senhor (Kyrios) Lc. 7.13; 10.1,39,41; 11.39; 12.42; 13.15; 17.5; 18.6; 19.8; 22.61; 24.3,34;
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Apresentar Jesus como Salvador (Sóter) Lc. 1.47; 2.11; 19.10; 14.21-23;
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Alcançar os gentios do mundo helenizado;
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Mostrar Jesus dentro da história, não como um ser mítico (Lc. 1.1-4);
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Falar da obra do Espírito Santo (Lc. 1.15,67; 2.25-27; 4.1,14,18; 10.21; 11.13; 12.12.
§Defender o Evangelho no mundo gentio, dizendo que o cristianismo não é nenhuma ameaça política, bélica ou civil ao império romano, como: Lc. 3.19 (alega que João Batista foi preso por problemas éticos pessoais do Rei Herodes), Lc. 3.13,14 (apresenta uma ética para estado e lei), Lc. 13.31-35 (Jesus se opõe a Herodes, na qualidade de profeta), Lc. 20.25,26 (o tributo a césar é reconhecido), Lc. 23.1-4 (Pilatos não achou culpa em Jesus), Lc. 23.15 (Herodes não culpou Jesus), Lc. 23.47 (o centurião disse que Jesus era inocente);
Cântico de Zacarias (Benedictus - Lc. 1.67);
Cântico dos Anjos (Gloria in excelsius Dei – Lc. 2.13,14);
Cântico de Simeão e Ana (Nunc Dimittis – Lc. 2.28,29 e 38);
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Atenção às crianças (Lc. 1.13,31,41-57,66; 2.12; 7.12; 8.42; 9.38; 18.15-17);
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Atenção às mulheres (Lc. 1.26-27; 2.36; 7.37; 10.38; 8.1-3);
§Sua obra literária é enquadrada no tempo: a palavra AGORA aparece 14 vezes;
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Relações políticas: (Lc. 7.2-10) (o centurião de Cafarnaum);
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Relações sociais: O bom samaritano (Lc. 10.25), Ricos e pobres (Lc. 16.19) (Rico e Lázaro), Fariseu e publicano (Lc. 18.9), Mulher pecadora (Lc. 7.36), Zaqueu o publicano (Lc. 19.1), Ladrão na cruz (Lc. 23.39).
Lucas - Um Evangelho repleto de parábolas (30 parábolas):
§Credor e dois devedores (Lc. 7.41)
§Bom samaritano (Lc. 10.25)
§Amigo importuno (Lc. 11.5)
§Rico insensato (Lc. 12.13)
§Tempos e estações (Lc. 12.54)
§Figueira estéril (Lc. 13.6)
§Porta estreita (Lc. 13.2)
§Convidados da ceia (Lc. 14.7)
§Anfitrião da ceia (Lc. 14.12)
§Providência (Lc. 14.28)
§Ovelha perdida (Lc. 15.3)
§Dracma perdida (Lc. 15.8)
§Filho perdido (Lc. 15.11)
§Mordomo infiel (Lc. 16.1)
§Rico e o mendigo (Lc. 16.19)
§Viúva persistente (Lc. 18.1)
§Fariseu e publicano orando (Lc. 18.9)
Lucas - Sete milagres exclusivos:
§Pesca abundante (Lc. 5.1-6)
§Filho da viúva ressucitado (Lc. 7.11-15)
§Cura da mulher encurvada (Lc. 13.11-13)
§Cura do homem inchado (Lc. 14.1-4)
§Cura dos dez leprosos (Lc. 17.12-14)
§Restituição da orelha decepada (Lc. 22.50-51)
§Desaparecer na frente de dois homens (Lc. 24.31)
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