JOÃO - O EVANGELHO DO AMOR E DOS SINAIS (Jo. 3.16)
O quarto ser vivente é semelhante à águia
quando voa (animal dos ares)
§A maior parte dos relatos de João são inéditas em relação aos outros três Evangelhos, o que sugere que o autor tivesse conhecimento do conteúdo deles ao escrever seu livro;
§
Mais da metade deste Evangelho é dedicado a eventos da vida de Jesus e suas palavras durante seus últimos dias;
O propósito de João foi inspirar nos leitores a fé em Jesus (Jo. 1.1-6) como o Filho de Deus e o versículo que resume esse propósito é (Jo. 20.31). João também dá ênfase à total dependência humana em relação à Deus para a salvação.
João - Dados Pessoais do autor:
§Nome: João (apóstolo do amor);
§Irmão de Tiago, filhos de Zebedeu e Salomé irmã de Maria mãe de Jesus e primo de Jesus;
§Origem: Judeu da Galiléia;
§Profissão: Pescador, depois líder da igreja de Jerusalém (Gl. 2.9).
João - Características de sua obra:
§João, o quarto Evangelho tem 21 capítulos e 879 versículos;
§Período aproximado da redação do Evangelho: entre 80-95 d.C.;
§Redigido provavelmente na cidade de Éfeso;
§O mais antigo fragmento de papiro do Novo Testamento que temos até hoje é de João, datado de 125 d.C., descoberto pelo arqueólogo John Rylands, chamado P52;
§Seu público alvo era o povo judeu helenista e os gentios;
§A maior parte de seu Evangelho é inédita em relação aos outros três Evangelhos;
§Fontes de João: Testemunha ocular (Jo. 21.24);
§Simplicidade de linguagem e ênfase na pessoa de Jesus.
João - Objetivos de sua obra:
§O mais evidente objetivo é declarado pelo próprio autor (Jo. 20.30-31);
§Despertar e alimentar a fé em Jesus Cristo, o Filho de Deus, no qual a “Palavra era Logos” (Jo. 1.2);
§Apresentar Jesus como “mestre e luz que brilha para os judeus” (Jo. 1.38); como “Messias” (Jo. 1.41); como “o prometido por Moisés e pelos profetas” (Jo. 1.45) e por final como o “Rei de Israel” (Jo. 1.49);
Dirigir-se aos judeus helenistas, ele usa o termo “judeu” 68 vezes; faz muitas referências ao Antigo Testamento (Jo. 1.23; 2.17; 6.31,45; 7.38,42; 10.34; 12.13,38; 13.38; 15.25; 19.24,28,36).
João - Destaques:
§João tinha grande preocupação em mostrar que Jesus é Deus, o faz relatando sete sinais:
§1º) Água em vinho: “Com Jesus a tristeza não permanece” (Jo. 2.1-11);
§2º) Cura do filho do oficial: “Com Jesus a discriminação não existe” (Jo. 4.46-54);
§3º) Cura do paralítico: “Com Jesus o legalismo não domina as pessoas” (Jo. 5.1-9);
§4º) Multiplicação dos pães e peixes: “Com Jesus não pode haver fome” (Jo. 6.1-5);
§5º) Andando sobre o mar: “Com Jesus não pode haver falta de fé” (Jo. 6.16-24);
§6º) Cura de um cego de nascença: “Com Jesus as trevas desaparecem” (Jo. 9.1-12);
§7º) Ressurreição de Lázaro: “Com Jesus a morte não tem poder” (Jo. 11.1-57).
§João não fala do nascimento e juventude de Jesus;
§Um Evangelho repleto de amor:
§“Deus amou o mundo” (Jo. 3.16);
§“Deus amou o filho” (Jo. Jo. 3.15);
§“Cristo amou os seus” (Jo. 13.1; 15.13);
§“Cristo mandou amar-nos” (Jo. 13.34; 15.17).
§Jesus quebrou três paradigmas em contato com a mulher samaritana (Jo. 4):
§1º) Dialogou com uma mulher
(preconceito social);
§2º) Teve contato com uma samaritana (preconceito religioso);
§3º) Pediu que chamasse o marido
(Preconceito moral);
João - Esboço do Evangelho:
§1) Prólogo – uma solene abertura, que anuncia as idéias fundamentais (Jo. 1.1-18);
§2) Manifestação de Jesus ao mundo – como Messias, Filho de Deus, através de sinais, discursos e encontros. Distinguem-se aqui cinco grandes seções:
§2.1) Primeiro ciclo da manifestação de Jesus: Semana inaugural (Jo. 1.19 – 4.54);
§2.2) Jesus revela a sua divindade – “Ele é o Filho, igual ao Pai” (Jo. 5.1-47);
§2.3) Jesus é o “Pão da Vida” (Jo. 6.1-71);
§2.4) Jesus é a “Luz do Mundo” – grandes declarações messiânicas por ocasião das festas das tendas e da dedicação (Jo. 7.1 – 10.42);
§2.5) Jesus é a “Vida do Mundo” (Jo. 11.1 – 12.50);
§3) Revelação de Jesus aos seus – manifestação a todos como Messias e Filho de Deus através do “Grande Sinal”, por ocasião da sua Páscoa definitiva (Jo. 13.1 – 21.25);
§4) A última ceia (Jo. 13.1 – 17.26);
§5) Paixão, morte e ressurreição de Jesus (Jo. 18.1 – 20.29);
§6) Epílogo – Dupla conclusão. Aparição na Galiléia
(Jo. 20.30 – 21.25).
Bibliografia:
§MAZZAROLO, Isidoro, A Bíblia em suas mãos, 7ª edição, Rio de Janeiro, Mazzarolo Editor, 2005;
§MOREIRA, Gilvander Luís, Lucas e Atos: uma teologia da história: teologia lucana, São Paulo, Paulinas, 2004 (Coleção Bíblia em Comunidade, Série Teologias Bíblicas, nº 12);
§HALE, Broadus David, Introdução ao Estudo do Novo Testamento, 2ª edição, Rio de Janeiro, JUERP, 1986;
§CULMANN, Oscar, A Formação do Novo Testamento, 6ª edição, São Leopoldo, RS, Sinodal, 1996;
§VIELHAUER, Philipp, História da literatura cristã primitiva: introdução ao Novo Testamento, aos Apócrifos e aos Pais Apostólicos, Santo André, SP, Editora Academia Cristã, 2005;
§Manual Bíblico SBB, tradução de Lailah de Noronha, Barueri, SP, Sociedade Bíblica do Brasil, 2008;
§KÜMMEL, Werner Georg, Introdução ao Novo Testamento, 17ª edição, São Paulo, Paulus, 1982;