domingo, 19 de junho de 2011

O Evangelho de João - Capítulo VI

JOÃO - O EVANGELHO DO AMOR E DOS SINAIS (Jo. 3.16)


O quarto ser vivente é semelhante à águia 
quando voa  (animal dos ares)

§A maior parte dos relatos de João são inéditas em relação aos outros três Evangelhos, o que sugere que o autor tivesse conhecimento do conteúdo deles ao escrever seu livro;
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Mais da metade deste Evangelho é dedicado a eventos da vida de Jesus e suas palavras durante seus últimos dias;

O propósito de João foi inspirar nos leitores a fé em Jesus (Jo. 1.1-6) como o Filho de Deus e o versículo que resume esse propósito é (Jo. 20.31). João também dá ênfase à total dependência humana em relação à Deus para a salvação.



João - Dados Pessoais do autor:

§Nome: João (apóstolo do amor);
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§Irmão de Tiago, filhos de Zebedeu e Salomé irmã de Maria mãe de Jesus e primo de Jesus;
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§Origem: Judeu da Galiléia;
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§Profissão: Pescador, depois líder da igreja de Jerusalém (Gl. 2.9).


João - Características de sua obra:

§João, o quarto Evangelho tem 21 capítulos e 879 versículos;
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§Período aproximado da redação do Evangelho: entre 80-95 d.C.;
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§Redigido provavelmente na cidade de Éfeso;
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§O mais antigo fragmento de papiro do Novo Testamento que temos até hoje é de João, datado de 125 d.C., descoberto pelo arqueólogo John Rylands, chamado P52;


§Seu público alvo era o povo judeu helenista e os gentios;
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§A maior parte de seu Evangelho é inédita em relação aos outros três Evangelhos;
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§Fontes de João: Testemunha ocular (Jo. 21.24);
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§Simplicidade de linguagem e ênfase na pessoa de Jesus.


João - Objetivos de sua obra:

§O mais evidente objetivo é declarado pelo próprio autor (Jo. 20.30-31);
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§Despertar e alimentar a fé em Jesus Cristo, o Filho de Deus, no qual a “Palavra era Logos” (Jo. 1.2);
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§Apresentar Jesus como “mestre e luz que brilha para os judeus” (Jo. 1.38); como “Messias” (Jo. 1.41); como “o prometido por Moisés e pelos profetas” (Jo. 1.45) e por final como o “Rei de Israel” (Jo. 1.49);

Dirigir-se aos judeus helenistas, ele usa o termo “judeu” 68 vezes; faz muitas referências ao Antigo Testamento (Jo. 1.23; 2.17; 6.31,45; 7.38,42; 10.34; 12.13,38; 13.38; 15.25; 19.24,28,36).


João - Destaques:

§João tinha grande preocupação em mostrar que Jesus é Deus, o faz relatando sete sinais:
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§1º) Água em vinho: “Com Jesus a tristeza não permanece” (Jo. 2.1-11);
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§2º) Cura do filho do oficial: “Com Jesus a discriminação não existe” (Jo. 4.46-54);
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§3º) Cura do paralítico: “Com Jesus o legalismo não domina as pessoas” (Jo. 5.1-9);

§4º) Multiplicação dos pães e peixes: “Com Jesus não pode haver fome” (Jo. 6.1-5);
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§5º) Andando sobre o mar: “Com Jesus não pode haver falta de fé” (Jo. 6.16-24);
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§6º) Cura de um cego de nascença: “Com Jesus as trevas desaparecem” (Jo. 9.1-12);
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§7º) Ressurreição de Lázaro: “Com Jesus a morte não tem poder” (Jo. 11.1-57).

§João não fala do nascimento e juventude de Jesus;
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§Um Evangelho repleto de amor:
§“Deus amou o mundo” (Jo. 3.16);
§“Deus amou o filho” (Jo. Jo. 3.15);
§“Cristo amou os seus” (Jo. 13.1; 15.13);
§“Cristo mandou amar-nos” (Jo. 13.34; 15.17).


§Jesus quebrou três paradigmas em contato com a mulher samaritana (Jo. 4):
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§1º) Dialogou com uma mulher
(preconceito social);
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§2º) Teve contato com uma samaritana (preconceito religioso);
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§3º) Pediu que chamasse o marido
(Preconceito moral);


João - Esboço do Evangelho:

§1) Prólogo – uma solene abertura, que anuncia as idéias fundamentais (Jo. 1.1-18);
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§2) Manifestação de Jesus ao mundo – como Messias, Filho de Deus, através de sinais, discursos e encontros. Distinguem-se aqui cinco grandes seções:
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§2.1) Primeiro ciclo da manifestação de Jesus: Semana inaugural (Jo. 1.19 – 4.54);

§2.2) Jesus revela a sua divindade – “Ele é o Filho, igual ao Pai” (Jo. 5.1-47);
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§2.3) Jesus é o “Pão da Vida” (Jo. 6.1-71);
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§2.4) Jesus é a “Luz do Mundo” – grandes declarações messiânicas por ocasião das festas das tendas e da dedicação (Jo. 7.1 – 10.42);
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§2.5) Jesus é a “Vida do Mundo” (Jo. 11.1 – 12.50);

§3) Revelação de Jesus aos seus – manifestação a todos como Messias e Filho de Deus através do “Grande Sinal”, por ocasião da sua Páscoa definitiva (Jo. 13.1 – 21.25);
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§4) A última ceia (Jo. 13.1 – 17.26);
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§5) Paixão, morte e ressurreição de Jesus (Jo. 18.1 – 20.29);
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§6) Epílogo – Dupla conclusão. Aparição na Galiléia
(Jo. 20.30 – 21.25).




Bibliografia:

§MAZZAROLO, Isidoro, A Bíblia em suas mãos, 7ª edição, Rio de Janeiro, Mazzarolo Editor, 2005;
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§MOREIRA, Gilvander Luís, Lucas e Atos: uma teologia da história: teologia lucana, São Paulo, Paulinas, 2004 (Coleção Bíblia em Comunidade, Série Teologias Bíblicas, nº 12);
§
§HALE, Broadus David, Introdução ao Estudo do Novo Testamento, 2ª edição, Rio de Janeiro, JUERP, 1986;
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§CULMANN, Oscar, A Formação do Novo Testamento, 6ª edição, São Leopoldo, RS, Sinodal, 1996;
§
§VIELHAUER, Philipp, História da literatura cristã primitiva: introdução ao Novo Testamento, aos Apócrifos e aos Pais Apostólicos, Santo André, SP, Editora Academia Cristã, 2005;
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§Manual Bíblico SBB, tradução de Lailah de Noronha, Barueri, SP, Sociedade Bíblica do Brasil, 2008;
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§KÜMMEL, Werner Georg, Introdução ao Novo Testamento, 17ª edição, São Paulo, Paulus, 1982;





















Um comentário:

  1. Li,seu estudo a respeito do evangelho de João,parte do estudo é verdade,mas só um detalhe: Yochanan(João)não queria mostrar nem provar que Yeshua(Jesus)fosse D'us,pois como Judeu filho de Avracham,conhecedor da torah,ele sabia que havia apenas um único Elohim,DT.6.4.Se você lê com mais atenção verá que ele se esforça para mostrar que Yeshua era o Messias de Iesra'el o Filho Unigênito de D'us.
    O Eterno é UM,e Yeshua é o Mashiach,FATO!!!!"!E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único D'us verdadeiro, e a Yeshua Ha Mashiach, a quem enviaste".
    João 17:3

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