terça-feira, 24 de maio de 2011

O Evangelho de Mateus - Capítulo III

MATEUS - O EVANGELHO DO MESSIAS REI (Mt. 28.18-20)

§É o evangelho mais citado pelos primeiros escritores eclesiásticos (Pais da Igreja) do cristianismo pós-apostólico do século II d.C. A partir destas citações que acabou sendo aceito como o primeiro evangelho produzido;
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Mateus estabelece uma conexão com o Antigo Testamento, revela
o Messias-Rei prometido no Antigo Testamento aos judeus. O Novo Testamento é o cumprimento do Antigo Testamento (Mt. 1.22).


O primeiro ser vivente 
é semelhante a um 
leão 
(rei dos animais)


Mateus - Dados Pessoais do autor:

§Nome: Mateus (significa “dom de Deus”) e tinha por nome Levi (Lc. 5.27), conhecido como o publicano (Mt. 9.9 Mc. 2.14 Lc. 5.27);
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Origem:
Galiléia (próximo a Cafarnaum);
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§Ele é um judeu escrevendo para os judeus sobre Jesus, aquele que o chamou da posição considerável na coleta de impostos, para ser seu seguidor;
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Profissão:
coletor de impostos (Mt. 17.24-27).



Mateus - Características de sua obra:

§Possui 28 capítulos e 1.068 versículos;
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Período aproximado de redação: entre 50-55 d.C.;
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Seu público alvo era o povo judeu;
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Possivelmente escrito em aramaico e posteriormente foi traduzido
para o grego com o objetivo de alcançar os judeus helenistas (At. 6.1);
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Apresenta marcas de uma eclesiologia mais desenvolvida e dá
orientações à igreja (Mt. 18.15; 19.12; 27.6-7; 28.19; 5.23-24);
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Fontes de Mateus: “Q”, “M”, Protomarcos e tradições orais;
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Enfatiza os sermões de Jesus e tem característica profética.


Mateus - Objetivos de sua obra:

§Apresentar Jesus como o Messias dos judeus e o Rei de Israel (Mt. 1.1; 16.16-19);
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Mostrar que Jesus é o Messias prometido que cumpriu as profecias do Antigo Testamento, e que um dia estabelecerá seu reino, e reinará sobre o trono de Davi como o Rei dos Reis;




§Mostrar Jesus como o Rei-Messias: Na genealogia (Mt. 1.1,6,17), a visita dos magos (Mt. 2.2), e ainda (Mt. 20.30; 15.22; 21.15 e 12.23);
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Apresentar Jesus como novo Moisés (Mt. 5.1-12); Jesus proferiu
sua mensagem num monte, bom como foi com Moisés (Ex. 20.18; 24.17);
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Instruções voltadas para a igreja, sendo o único Evangelho a usar a
palavra “eklesia” (Mt. 16.13; 18.15-18; 21).


Mateus - Destaques:

§As “Logias” - Os cinco grandes 
discursos de Jesus:

1º) Sermão da Montanha (Mt. 5-7.28,29);

2º) Obra e conduta dos discípulos (Mt. 9.35; 11.1);

3º) O Reino dos Céus (Mt. 13);

4º) Problemas eclesiásticos (Mt. 18-19. 1,2);

5º) Escatologia (24-26. 1,2);
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Terminam assim: “aconteceu que concluindo Jesus...”

§Preocupação de harmonizar Jesus com o Antigo Testamento:
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1º) “não vim para destruir a lei” (Mt. 5.27,28);
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2º) “Eu porém vos digo...”; ampliando a aplicação da lei,
interiorizando-a (Mt. 1.22; 21.4; 26.54; 27.35) evocando os profetas, ele atingiria os judeus.
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O Reino de Deus
“Βασιλεία του Θεού” aparece 51 vezes; a tensão do JÁ! (Mt. 12.28) e o AINDA NÃO! (Mt. 25.34) estabelecendo uma dupla realidade (Mt. 13.24-30, 36-43).



Mateus - Esboço do Evangelho:

§1º) Introdução - Nascimento e infância de Jesus (Mt. 1-2);
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2º) Ministério de Jesus na Galiléia (Mt. 3-18);
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3º) Ministério de Jesus no caminho (Judéia-Jerusalém) (Mt. 19-20);
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4º) Ministério final de Jesus em Jerusalém (Mt. 21-25);
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5º) A crucificação e a ressurreição de Jesus (Mt. 26-28);


Mateus - Genealogia em Mateus:

§Esta genealogia é dividida em 3 grupos:
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§De Abraão a Davi: Marca o surgimento de Israel como nação;
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De Davi até o Exílio da Babilônia:
Período de sofrimento e escravidão;
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Do Exílio da Babilônia até Jesus:
Libertação do povo, transformação da trajédia em triunfo.


Mateus – Nomes atribuídos a Cristo:

§CRISTO: “De sorte que todas as gerações, desde Abraão até Davi, são catorze gerações; e desde Davi até a deportação para a Babilônia, catorze gerações; e desde a deportação para a Babilônia até Cristo, catorze gerações...” (Mt. 1.17);
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JESUS:
“... E dará à luz um filho e chamarás o seu nome Jesus; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados...” (Mt. 1.21);
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EMMANUEL:
“... Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamá-lo-ão pelo nome de Emanuel, que traduzido é: Deus conosco...” (Mt. 1.23).

Um comentário:

  1. Sugestão. Esse curso poderia ter todos os anos. Assim quem participa de outro curso atuamente poderá tê-lo no futuro.
    Como a aula do Exodo que o pasor Alexandre nos dá (Crescente fértil).

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